O século 19 registra eventos que marcaram a história da humanidade. Um deles é seu companheiro diário e participa de muitos capítulos em sua jornada pessoal e, principalmente, profissional. Se você pensou em TELEFONE, parabéns! Esse aparelho aparentemente comum é uma excelente ferramenta no mundo corporativo.
- Sorrie. Use a simpatia. Não seja mais um “robô” desejando Boa tarde!;
- Saiba ouvir. Ser paciente demonstra equilíbrio e raciocínio.
- Conheça sua empresa, seu produto e/ou a prestação de serviços. Passe as informações de maneirasegura e objetiva;
- Durante o início da conversa fale seu nome e departamento;
- Mesmo com recursos tecnológicos, procure ter uma caneta e um papel próximo à você;
- Mantenha o mesmo tom de voz;
- Quando estiver ao telefone, evite palavras como: “só um minutinho”, “ham ..ham..”, “espera aí”; troque por “um instante por favor”.
- Nunca deixe ninguém esperando ao telefone. Em caso de dúvida, pergunte.
- Nunca seja grosseiro (a). Em qualquer situação mantenha um diálogo educado e profissional.
Esses foram itens básicos para um atendimento de qualidade, mas, essenciais para o profissionalismo. De acordo com a Professora Maria do Rosário Martins e Silva, “Toda empresa deve utilizar o telefone de forma correta, pois desde o primeiro contato, a relação com a pessoa que está do outro lado poderá ser de amor ou de ódio“. Portanto, faça história e invista em sua carreira! O telefone pode estar tocando…
Até o próximo artigo.
Pense: Ferramento. Objetividade. Voz. Segurança.