Por Diego Nascimento
Com frequência sou convidado a assistir palestras e demonstrações diversas. Nesse universo percebo como as pessoas cometem equívocos desnecessários a começar pela vestimenta, postura corporal, tom de voz, concordância gramatical e, por fim, os slides que são projetados para vislumbre da audiência. É aqui que mora o perigo.
Uma apresentação preparada no tradicional Power Point ou qualquer outro recurso é apenas um suporte. Jamais deposite sua confiança nas cores, animações ou outra ferramenta oferecida pelo software. Seja no ambiente acadêmico ou no trabalho saiba que detalhes fazem a diferença. Compartilharei a seguir dicas rápidas e úteis para você:
- Textos longos são para livros, cartas e manuais. Slides/lâminas foram feitos para textos/imagens objetivas;
- Cuidado com o escândalo visual. Cores em excesso tiram o foco do espectador; o inverso também;
- Ao digitar as informações opte por fontes sem serifa. Ex.: Arial, Calibri, Tahoma, etc.;
- Faça a revisão ortográfica de todo o conteúdo;
- Mantenha o foco em seu discurso verbal. A leitura contínua do slide demonstra despreparo e desmotiva o ouvinte;
- Sintetize o número de slides/lâminas de acordo com o tempo de apresentação. O equilíbrio entre exibição e a fala cria mais interação com o público;
- Domine o assunto que for falar. A primeira impressão é fundamental para o seu futuro;
- Subestimar o público é coisa para amadores. Surpreenda!;
- Treine, treine e treine. Tentativas estão ligadas aos bons resultados.
A Oratória é uma das minhas especialidades e as técnicas de apresentação profissional/acadêmica contemplam a grade curricular dos treinamentos que ofereço. Tenho um dever moral em compartilhar o que tenho observado ao longo de minha carreira e sugiro que você faça o mesmo. O trabalho em equipe é capaz de mudar vidas.