Por Diego Nascimento
Desde a infância temos a percepção das pessoas que são simpáticas ou que preferem ser do grupo do “sai de perto”. Qualquer um dos lados influencia consideravelmente no trabalho de equipe. O diálogo e a simpatia são muito importantes quando queremos construir relacionamentos dentro e fora do mundo profissional. Pensando nisso registrarei cinco formas para afastar as pessoas do seu convívio:
- Seja individualista e autoritário: continue pensando que você se basta;
- Seja amigo da arrogância, afinal, jamais precisará de ajuda em projetos ou desafios;
- Não cumprimente ninguém: gentileza é para caretas;
- Auxilie apenas por conveniência: sinceridade é coisa do passado;
- Deposite sua confiança naquilo que você tem e não no que você é.
Essa lista é assustadora mas muito comum hoje em dia. Infelizmente você poderá se deparar com gente que se enquadra em todas essas dicas. Coisa triste. Mas a boa notícia é que há pessoas que passam longe disso e são fonte de inspiração. É tudo uma questão de escolha.
Encerro essa breve reflexão com a seguinte pergunta: você atrai ou afasta as pessoas? Recrutadores avaliam esse quesito com muito cuidado e pode ser decisivo em processos seletivos de promoção de cargo ou mesmo em sua permanência no emprego. Pense nisso!