Por Diego Nascimento

Desde a infância temos a percepção das pessoas que são simpáticas ou que preferem ser do grupo do “sai de perto”. Qualquer um dos lados influencia consideravelmente no trabalho de equipe. O diálogo e a simpatia são muito importantes quando queremos construir relacionamentos dentro e fora do mundo profissional. Pensando nisso registrarei cinco formas para afastar as pessoas do seu convívio:

  1. Seja individualista e autoritário: continue pensando que você se basta;
  2. Seja amigo da arrogância, afinal, jamais precisará de ajuda em projetos ou desafios;
  3. Não cumprimente ninguém: gentileza é para caretas;
  4. Auxilie apenas por conveniência: sinceridade é coisa do passado;
  5. Deposite sua confiança naquilo que você tem e não no que você é.

Essa lista é assustadora mas muito comum hoje em dia. Infelizmente você poderá se deparar com gente que se enquadra em todas essas dicas. Coisa triste. Mas a boa notícia é que há pessoas que passam longe disso e são fonte de inspiração. É tudo uma questão de escolha.

Encerro essa breve reflexão com a seguinte pergunta: você atrai ou afasta as pessoas? Recrutadores avaliam esse quesito com muito cuidado e pode ser decisivo em processos seletivos de promoção de cargo ou mesmo em sua permanência no emprego. Pense nisso!

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