Por Diego Nascimento

Durante uma viagem para a cidade de Washington, capital norte-americana, tive a chance de conhecer a famosa National Christmas Tree (árvore de natal nacional), localizada nas proximidades da Casa Branca. A cada ano, desde 1923, a árvore tem sido enfeitada para as celebrações natalinas: um marco de união, paz e harmonia para os cidadãos daquele país. Confesso que fiquei observando aquele monumento por alguns instantes e imaginando quanta história havia ali.

Costumo associar as celebrações de natal e ano novo ao testemunho profissional. Se você tivesse a chance de assistir sua vida nos últimos 365 dias convidaria outras pessoas para acompanhar cada capítulo? Ou faria dessa missão uma tarefa solitária para ter a oportunidade de “saltar” alguns trechos

É comum que pessoas reflitam sobre o passado, presente e futuro. Isso não é diferente no mercado de trabalho. A virada de um calendário significa, de maneira concreta ou abstrata, renovo e plantio de novas oportunidades. Certamente alguns mudarão de emprego, farão aquela sonhada viagem, concluirão o curso tão desafiador ou abrirão seu próprio negócio. Seja qual for seu projeto sugiro que:

  • Avalie o ontem, reflita sobre o hoje e aperfeiçoe o amanhã;
  • Pense duas, três, dez vezes antes de tomar uma decisão profissional;
  • Cuide de sua carreira. Projete novas qualificações;
  • Faça um mapeamento e registre em papel os erros e os acertos;
  • Aja mais e fale menos.

           O mercado está cada vez mais ansioso por funcionários proativos. Esteja atento à sua conduta diária e ao testemunho profissional. O que você fala, faz, escreve, sonha e, de fato, coloca em prática pode abrir portas ou resultar em barreiras difíceis de transpor.

          Encare as tarefas diárias no ritmo de um interessante versículo de Eclesiastes: “O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força.” Nessa fase de natal e ano novo reflita de forma profunda e, seja qual for seu grande feito, feche os olhos e diga: Valeu! Afinal de contas a jornada continha…

Boas festas!

4 Responses

    1. Olá Juliana, como vai?
      Obrigado por sua participação. O site possui mais de 180 artigos já escritos e que podem ser consultados a qualquer momento. Se quiser treinar o Inglês é só clicar na bandeira dos Estados Unidos. Um abraço, boa semana! Diego Nascimento

Leave a Reply

Your email address will not be published.