Por Diego Nascimento
A comunicação digital ganha mais espaço a cada dia. Os correios eletrônicos, tradicionalmente chamados de e-mails, são ferramentas necessárias nas empresas, seja para diálogo entre departamentos ou com seus clientes. Todo esse processo envolve um personagem muito importante: VOCÊ! Sua prática de leitura e habilidades com a REDAÇÃO pode ser responsável por um texto “suave”, que siga as regras gramaticais ou por um conjunto de palavras que podem denegrir a imagem da instituição em que trabalha, mesmo que indiretamente. O ATENDIMENTO ao cliente externo e interno é um assunto sério e que precisa ser ALVO DE INVESTIMENTOS. Esse conjunto de ações envolve sua comunicação com as pessoas, seja ela nas formas verbal ou textual. Ao redigir uma resposta via e-mail, ou até mesmo em um simples pedaço de papel, pense:
1) A mensagem está clara, de fácil compreensão?
2) As regras gramaticais (pontuação, acentuação, verbos…) estão corretas?
3) Sua imagem profissional/empresarial estará bem representada através de seu diálogo via e-mail?
Sua carreira é composta por uma série de características básicas no mercado de trabalho. Uma delas é aESCRITA. Se você tem realizado sua comunicação digital de maneira exemplar, PARABÉNS! Se ainda está em fase de treinamento, é hora de concentrar esforços. Quer uma dica inicial? Leitura! Busque artigos, bons livros e revistas para sua sintonia com as palavras e formas de argumentação. INVISTA seu tempo! Comece agora!
Reflita: Redação. Atendimento. Profissional. Investimento.