:::: MENU ::::

Tragédia anunciada

Por Diego Nascimento

Escrever sobre ética nos negócios e na vida não é tarefa fácil. Digo isso em função do tempo, pois, em relação aos temas a lista é ampla e contínua  (Triste, não é mesmo?). Mas vamos seguir em frente e colocar nossos neurônios para funcionar (risos…).

O mundo todo recebeu notícias sobre a tragédia que atingiu a região de Mariana, no estado de Minas Gerais. Uma mineradora, cujas causas ainda estão sob investigação, teve duas barragens rompidas e um mar de lama com diversos detritos aparentemente tóxicos invadiu comunidades, cidades, matou gente, peixes, animais do campo e poluiu rios e mares. Alguns especialistas dizem que a catástrofe é irreversível e os danos, incalculáveis. A mídia e as autoridades governamentais tentam, há quatro meses, encontrar um ou mais culpados. O “jogo de empurra” ainda vai durar um bom tempo. A questão é que muitas famílias perderam o rumo do presente e do futuro. Estão à mercê de uma briga sem precedentes.

A sua vida já foi invadida por um lamaçal de problemas, daqueles capazes de deixar sujeira por todos os lados? Eu não posso dizer a proporção mas eu tenho certeza que você, mesmo em seu íntimo, respondeu com um grande SIM! Esse tipo de rompimento acontece no trabalho, em casa, nos estudos, nos relacionamentos e tem relação direta com suas decisões. É isso mesmo: alguns rompimentos são previsíveis e outros chegam sem hora marcada. Tem gente que com muita dificuldade luta contra a lama mas existe um grupo que perde as forças e se afoga.

Eu não sou o dono do amanhã e tampouco você.  Mas algumas coisas já são tragédia anunciada e conheço pessoas que ainda insistem no erro. Se avaliarmos na perspectiva empreendedora, as grandes marcas são fruto de atos de verdadeira loucura e risco. Nesse caso precisamos levar em consideração uma série de fatores que podem dizer se um negócio funcionará ou não. Isso também se reflete em seus relacionamentos, estudos e qualquer sonho que vier à sua mente. Viver perigosamente não compensa. Até a criação do mundo em que vivemos foi fruto de planejamento; o que dirá a sua vida.

Se você cometeu algum erro assuma e prometa para você mesmo que o evento não se repetirá. Se sua ideia não funcionou sugiro que respire fundo, olhe para a frente, e estude novas oportunidades. Embora sejamos parte de uma sociedade em que cada vez mais se prega o individualismo, as vitórias e desafios pessoais refletem no  grupo: sua família, departamento, vizinhos, grupo de amigos … tudo faz parte de uma grande conexão.

Cuidado: alguns rompimentos causam estragos de arrasar, a exemplo do que contamos no início do texto. Deixemos o egoísmo de lado e de fato entendamos que estamos aqui para somar com os outros. Defenda a verdade, crie oportunidades e caminhe com os “pés no chão”. 


So, what do you think ?