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Tomada de decisão

Por Diego Nascimento

Diariamente o termo “tomada de decisão” chega perto de você, seja na escolha de um novo automóvel, compras em supermercado e, principalmente, no universo do trabalho. Independente do cargo, a tomada decisão é uma forma de agregar créditos ou não ao seu currículo profissional. Entre os ingredientes fundamentais para esse processo, quero enfatizar dois itens: pesquisa e análise. Abusca por informações de forma abrangente e constante influenciará na ANÁLISE que, ao final, oferecerá a decisão mais cabível para determinado cenário.

As bibliotecas impressas e digitais estão repletas de cases que ilustram decisões históricas nos quatro cantos do globo. O trabalho em equipe vai além do ato de delegar funções; a tomada de decisões também faz parte do pacote. O consultor Ernest Berg, em um de seus artigos, diz: Para que sua decisão tenha  ainda maior grau de acerto, muitas vezes é conveniente  perguntar  a pessoas não envolvidas no problema mas que conhecem o assunto (por exemplo o chefe, companheiros de  trabalho, amigos) o  que eles  acham da decisão. Quando  há muito em jogo e o  problema é sério, consulte  especialistas sobre o assunto, tais  como um advogado, contador, consultor, profissional do ramo etc.

Com base nessa descrição, sugiro que suas escolhas sejam pautadas em sua saúde profissional. Uma simples resposta, teoricamente correta, pode influenciar o futuro de muitas pessoas.

Invista em sua carreira! Trabalhe fazendo a diferença!

Até o próximo artigo.

Pense: Pesquisa. Análise. Consulta. Envolvimento.


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