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Sete dicas importantes sobre o e-mail

Por Diego Nascimento

Milhões de usuários da internet fazem uso do correio eletrônico (e-mail) para a troca de informações. Nas empresas o cenário não é diferente. É por meio dessa incrível tecnologia que imagens, arquivos de áudio, vídeo e texto também são compartilhados. Quer um exemplo? Se você está lendo esse artigo agora, existe uma grande probabilidade de ter recebido essa mensagem via e-mail. Registrarei agora algumas dicas que podem aperfeiçoar o uso dessa ferramenta:

  • Crie um endereço eletrônico com bom senso: já tive a chance de receber currículos ou cartas de apresentação em que o endereço eletrônico dos rementes fazia menção a apelidos. No mundo corporativoessa atitude pode gerar problemas. Na maioria dos casos tente utilizar seu próprio nome ou, se preferir, palavras que estejam ligadas a sua área de atuação;
  • Valorize a Língua Portuguesa: escrever é uma necessidade diária (principalmente) no mercado de trabalho. Enviar uma mensagem com erros de Português demonstra despreparo. Na maioria dos processos seletivos para recrutamento de funcionários a escrita é um dos principais fatores para a contratação;
  • Cuidado com a caixa alta: MUITAS PESSOAS LIGAM A TECLA CAPS LOOK E REDIGEM MENSAGENS SEM MEDO. Essa forma de registro de texto (a exemplo da última frase) simboliza o grito na comunicação digital. Evite;
  • Assine suas mensagens: ao final de cada texto mencione seu nome completo e outros meios de contato. Essa simples atitude poupa o tempo do destinatário/respondente;
  • Tenha o hábito de responder os e-mails:  seja em comunicações pessoais ou profissionais responda as mensagens (a menos que o conteúdo exija um contato face a face ou telefônico).  Não deixe o interlocutoransioso esperando por sua resposta;
  • Limpe sua caixa: já imaginou uma gaveta transbordando de papéis sem necessidade? O mesmo ocorre com sua caixa de mensagens. Faça uma consulta regular ao seu endereço e elimine as mensagens desnecessárias. Para e-mails importantes crie pastas de armazenamento;
  • Cuide da marca de sua empresa: conheço pessoas que receberam mensagens com conteúdo constrangedor e, para surpresa, o remetente fez uso do e-mail corporativo. Para mensagens contendo piadas e demais itens de conteúdo pessoal sugiro a criação de uma conta específica (existem diversos provedores de internet).

Quer compartilhar experiências? Esteja a vontade. Estou pronto para ouvir!


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