:::: MENU ::::

Segredo revelado

Por Diego Nascimento

Foi em meio ao milharal que o jovem Clark cresceu. Filho adotivo de Jonathan e Martha Kent, o garoto literalmente caiu do céu e recebeu os cuidados do casal de fazendeiros residentes no estado norte-americano do Kansas. Ao longo de toda a sua juventude Clark foi um rapaz tímido, de pouco diálogo e caseiro. Na transição para a vida adulta ele descobriu sua missão e, da água para o vinho, saiu do silêncio e se tornou um dos heróis mais conhecidos do planeta. Em toda a sua história assumiu palanques, tribunas e discursou em prol da paz na humanidade.

É isso mesmo que está pensando: esse é um breve resumo da vida do Superman, herói criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1933. Se tirarmos todos os poderes alienígenas de Clark, encontraremos um homem comum, de origem simples, que saiu do interior para encarar a vida como jornalista do Planeta Diário. Nos filmes temos uma imagem de um repórter atrapalhado que, quando veste seu uniforme azul e vermelho, quebra paradigmas e enfrenta os piores inimigos.

Conheço gente que enxerga a oratória como um monstro aterrorizante. O simples convite para apresentar um trabalho escolar, discutir um relatório na empresa ou ler um poema em público já é motivo para desespero. Sentem coceira, vertigem e quase chegam à beira de um infarto. Se você se encaixa nesse perfil quero te contar um segredo: existe cura!

Falar em público vai além de eventos formais como discursos ou liturgias. Envolve seu diálogo dentro de casa e até com os amigos. Sem sombra de dúvidas há pessoas que nascem com essa habilidade de fala; outras precisam buscar o treinamento certo para desenvolverem a expressão oral, corporal e do raciocínio rápido. Assim como o jovem Clark Kent, precisamos enfrentar os nossos “inimigos” que, por algum motivo, nos impedem de alçarmos voos mais altos em nossa carreira profissional. Registrarei aqui alguns passos para que a oratória seja sua parceira diária:

  • Deixe o medo do lado de fora: tenha atitude;
  • Assuma suas limitações e peça ajuda;
  • Busque por um treinamento na área. Vivemos na era da informação e da qualificação;
  • Leia: quanto mais conhecimento, mais poder de argumentação;
  • Saia da zona de conforto: dê o primeiro passo!

Agora uma importante observação: o Superman sempre precisou se transformar para aparecer em público. Quando tudo parecia estar em ordem, Clark retornava ao seu cotidiano normal como repórter. Isso não é necessário: seja você mesmo! Corra atrás do aperfeiçoamento, mas mantenha os valores e os princípios que regem a sua vida. Lembre: falar em público não se resume a ter uma voz imponente. É ser capaz de se comunicar com quem coleciona diplomas e com aqueles que nunca tiveram a chance de frequentar a escola.


So, what do you think ?