:::: MENU ::::

Roube essa ideia

Por Diego Nascimento

Liderança é uma característica aparentemente simples, mas exige cuidados de quem a pratica.Observação, concentração, trabalho em equipe e ética fazem parte da lista de requisitos básicos. Ao longo da vida você encontrará dois grupos: o primeiro pensa que liderança é um bicho de sete cabeças; o segundo enxerga nessa palavra a chance de fazer o melhor, sempre.

Agora responda: a capacidade de liderar acompanha o ser humano desde o nascimento ou é desenvolvida ao longo dos anos? Se optarmos pela busca de uma resposta no Google encontraremos opiniões diversas. Mas insisto em dizer (e sei que alguns colegas concordam comigo) que as pessoas nascem com o que chamarei de semente para a liderança. Muitos optam por irrigar essa habilidade enquanto outros preferem mantê-la adormecida, seja por acomodação ou medo. A verdade é que, em algum momento da vida, exercemos a liderança. Isso ocorre dentro de casa, no trabalho, na escolha de um móvel, na compra de um carro ou em situações de emergência.

Faz algumas semanas que testemunhei algo assim durante uma reunião de estudantes. Minha amiga recebeu a missão de ir a público e explicar o funcionamento de uma atividade de conversação. A plateia reunia pessoas de vários países. Mesmo com a diversidade cultural e linguística ela deu um grande exemplo de domínio das informações, tom de voz equilibrado, postura corporal adequada e cumprimento de regras. Fiz questão de observar cada detalhe. Eu estava diante de uma grande líder. Embora ainda esteja cursando a graduação tenho certeza de que, em breve, ela assumirá cargos onde a tomada de decisão será uma regra básica e sei que fará um excelente trabalho, como já tem feito.

Meu objetivo hoje é convidar você, que lê esse artigo, a entender que liderança é uma necessidade. Independente da posição que ocupe lembre que, em algum momento, precisará fazer uma escolha. Nunca abandone oportunidades de coordenar ou auxiliar o grupo. Atitudes assim podem surpreender quem está a sua volta.

Termino dizendo o seguinte: não escrevi o título desse texto incentivando algo ilícito, pelo contrário: se encontrou algo que valha a pena nessas linhas, leve com você. Boas ideias precisam ser compartilhadas. Egoísmo passa longe das características de um bom líder.


So, what do you think ?