:::: MENU ::::

Reuniões da empresa

Por Diego Nascimento

Quando iniciei minha vida profissional, tive o privilégio de atuar como estagiário. Foi um período de desafios, que, no tempo certo, resultou em APRENDIZADO. Foi nessa mesma época que fiz minha estréia em reuniões da empresa, com temas focados no COTIDIANO INSTITUCIONAL.  De acordo com o dicionário Michaelis, essa palavra representa o “Conjunto de pessoas que se agrupam para algum fim”.

Frequentemente tenho OBSERVADO a postura das pessoas em reuniões da empresa, independente do setor. É comum o silêncio (ausência de idéias) ou a distração ser parte desse cenário, onde o ARGUMENTO e o FOCO devem ser os personagens principais.

Foi pensando nesse assunto que decidi registrar algumas dicas:

  • Analise a pauta da reunião com antecedência;
  • Seja pontual;
  • Na folha de rascunho, escreva sugestões que podem ser alvo de análise;
  • Fale, mas seja discreto (a). Participe com ênfase e tente CONTRIBUIR com opiniões concretas;
  • RESPEITE! Todos os colegas têm o direito de participar (evite conversas paralelas ou irônicas).

Tradicionalmente as reuniões são feitas em períodos pré-determinados ou em situações de emergência. Seja qual for o momento, deixe sua MARCA de contribuição. Segundo o Professor Reinaldo Polito, “suas chances de ser bem-sucedido nas reuniões serão ampliadas se ao expor uma proposta ou um projeto levar em conta as características e os anseios dos outros participantes“.

 Repito: a comunicação em grupo, praticada da forma correta, pode até mesmo salvar a sua empresa. Trabalhe, FAZENDO A DIFERENÇA!

Pense: APRENDIZADO. FOCO. RESPEITE.  COTIDIANO INSTITUCIONAL.


So, what do you think ?