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Diego Nascimento ministra workshop no SENAC Lavras

A motivação em vendas foi tema de um workshop ministrado nesse sábado, 01 de agosto, na Unidade SENAC Lavras. O evento contou com a participação de funcionários da Pro-Ambiental Soluções em Resíduos. Criada em 2003 a empresa tem sede na capital mineira e possui unidades em diversas regiões do estado.

A palestra e as atividades foram ministradas pelo jornalista e consultor Diego Nascimento, sob supervisão da equipe pedagógica do SENAC. Para saber mais acesse www.mg.senac.br .

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Estou decepcionado

Por Diego Nascimento

É comum que a palavra decepção invada nossas vidas. Geralmente chega sem aviso prévio e de maneiras que entristecem o coração. Quero compartilhar algo que aconteceu comigo no último mês. Se você faz parte do time das pessoas que se emocionam fácil, sugiro muita calma e uma caixa de lenços.

Precisei fazer uma longa viagem. Durante o trajeto optei por uma pausa para descanso em uma tradicional rede de lanchonete/restaurantes. Eu havia apenas almoçado e já estava perto do final da tarde. Peguei o prato e escolhi um pão de queijo. A fome era tanta que quis comprar mais uma quitanda. Ao longe vi uma fatia de bolo cremosa; foi paixão à primeira vista e rapidamente ela já estava em meu prato. Tranquilamente caminhei até a funcionária responsável por registrar as compras e, em seguida, comecei a saborear o pão de queijo. Segundos antes de eu partir o bolo ouvi uma voz feminina que disse: “Senhor, queira nos desculpar, mas precisarei recolher sua fatia. O alimento não está em condições de consumo. ” Quando observei com mais atenção aquele pedaço de bolo percebi que o fundo estava verde e com manchas de mofo. Como não havia mais aquele alimento disponível fui orientado a trocar por outra coisa no mesmo preço.

Não vou esconder minha decepção. Minha tentativa de matar a fome foi frustrada pela falta de profissionalismo da equipe de reposição dos salgados e quitandas. Logo após o evento segui viagem e pensei comigo: aquele foi apenas o exemplo de uma “pequena” falha que poderia se tornar um “grande” desafio. Imagine quantos itens adquirimos nos últimos dias e que não estavam em condições de venda. O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) recebe reclamações diárias sobre problemas diversos em prestação de serviços e produtos defeituosos. Se fizermos uma pesquisa provavelmente descobriremos casos lamentáveis do que chamo de “desrespeito programado”. A definição é simples: é quando uma pessoa ou empresa vende algo diferente do que é divulgado principalmente se o produto ou serviço não estiver em condição de uso.

Cuidado com a transmissão das informações se seu trabalho for em escritório, por exemplo. Jamais venda algo defeituoso se o cliente desconhece o fato. Isso se torna ainda mais grave quando a parte que está “do lado de trás do balcão” sabe do problema. No caso que relatei do bolo há um ponto positivo: a funcionária que percebeu o mofo na fatia teve a pró-atividade de me alertar a respeito. Ela poderia simplesmente deixar para lá, mas, ao invés disso, a jovem optou por não ser cúmplice da falha.

Como um defensor da Comunicação Corporativa e das boas práticas da Ética e Conduta Profissional eu não poderia deixar essa situação passar em branco. Quis compartilhar esse caso aparentemente simples para entendermos que nossos olhos precisam estar cada vez mais atentos às situações do cotidiano. Encerro dizendo o seguinte: faça o melhor, onde quer que esteja.



Como identificar um mentiroso

Por Diego Nascimento

Verdades e mentiras passam pela vida de todas as pessoas. Seja no trabalho, em relacionamentos, em processos de compra e venda ou num simples elogio podemos dar as mãos à sinceridade ou ser alvo de situações muito tristes. Quero dizer que algumas atitudes simples podem salvar a sua pele (risos…).

Sou fã da Comunicação e não escondo isso de ninguém. Muito cedo iniciei meus estudos e observações sobre as mensagens transmitidas pela linguagem corporal. Descobri que podemos identificar pessoas mentirosas por meio do olhar, tom de voz, gestos e na maneira como apresentam informações durante um diálogo.

Algumas empresas têm treinado profissionais, principalmente no setor de recrutamento, para uma análise mais profunda sobre um candidato a determinado cargo. Na sua mais recente publicação lançada pela Cultrix, o Dr. David Craig, especialista internacional em técnicas de detecção de mentiras, diz que “o objetivo das mentiras em benefício próprio é favorecer ou proteger a pessoa que conta a mentira. ” Ele divide esse ato em quatro motivações: 1) evitar constrangimento, 2) causar boa impressão, 3) obter vantagem e 4) evitar o sentimento de culpa.

Conheço gente que foge da verdade para justificar um erro no trabalho. Já vi pessoas contarem mentiras em busca de um prazer momentâneo. Outras omitem uma situação na tentativa de resolver um problema que mais cedo ou mais tarde poderá se tornar uma tempestade. Nenhuma dessas situações pode deixar alguém com a consciência tranquila. 

Certa vez fui informado de uma pessoa que estava muito doente e sem condições de ir ao trabalho. Sou consciente da importância da saúde, ofereci ajuda e ainda desejei melhoras. Para minha surpresa, naquele mesmo dia, vi o indivíduo passeando pela cidade, feliz da vida, e aparentemente com uma saúde de ferro. Complicado não é mesmo?

Dr. Craig reforça que “Quando alguém diz uma mentira e é questionado mais a fundo, normalmente precisa inventar um número cada vez maior de mentiras para reforçar as anteriores. Isso aumenta a carga emocional e, consequentemente, o número de sinais exteriores de mentira. ”

Se você iniciou a leitura desse artigo pensando que eu descreveria o “segredo” lamento dizer que se enganou. Para desenvolver essa habilidade é necessário muito treinamento, estudo e observação. Seria um risco muito grande listar alguns itens como se fossem parte de uma receita de bolo.

Termino dizendo o seguinte: no trabalho sempre paute pela veracidade, sinceridade e pontualidade. Nas outras áreas sugiro que junte tudo isso e coloque no “pacote da prudência”. Confiança é difícil de ganhar e fácil de perder. Sua vida é muito valiosa; não tem preço!


Diego Nascimento ministra palestra no Caic Lavras

O papel do educador no mundo pós-moderno foi tema de uma palestra ministrada na Escola Municipal Itália Cautieiro Franco (Caic). Mais de 80 profissionais distribuídos entre equipe pedagógica, manutenção e administrativo participaram de uma dinâmica de grupo e foram desafiados a criar oportunidades nos mais simples momentos da vida.

A palestra foi ministrada pelo jornalista e consultor Diego Nascimento. O evento faz parte de uma extensa agenda de treinamentos em que Diego tem compartilhado vivências em várias empresas.

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A Importância das Redes Sociais no Mercado de Trabalho

Um grupo de estudantes da SOS Profissional em Lavras participou, no último dia 10 de julho, de uma palestra sobre A Importância das Redes Sociais no Mercado de Trabalho. O evento foi ministrado pelo jornalista Diego Nascimento e contou com abordagens históricas e palpáveis ao mundo pós-moderno. Lavras, Minas Gerais, 10/07/2015.

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Palestra na Escola Impacto

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Impacto, em Lavras, participaram hoje de uma palestra sobre Globalização, Ética e Comunicação. O evento fez parte da agenda de atividades extras da turma.

Com o uso de uma verdadeira “viagem no tempo” o jornalista e palestrante Diego Nascimento abordou vários episódios do ambiente universitário, corporativo e como a Comunicação pode ser uma ferramenta estratégica nas relações humanas. Lavras, 25/06/2015.

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Imobiliária Santa Cecília promove palestra sobre atendimento

A equipe da Imobiliária Santa Cecilia em Lavras participou, nessa quarta, 24 de junho, de uma palestra sobre Atendimento ao Público e Conduta Profissional. O evento, organizado pela diretoria da empresa, contou com a participação dos setores de vendas, locação e cobrança.

Todo o conteúdo foi ministrado pelo jornalista, consultor e palestrante Diego Nascimento. Por meio de exemplos práticos e realistas os funcionários foram desafiados à manutenção e ampliação das estratégias de atendimento telefônico, digital e face à face. Lavras, Minas Gerais. 24/06/2015

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História norte-americana é tema de palestra na UFLA – Universidade Federal de Lavras

Estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II do Centro Educacional Ufla (CEUFLA) participaram, no dia 24 de junho, de uma palestra sobre os impactos da Proclamação da Independência dos Estados Unidos no Mundo Pós-Moderno. O evento, realizado no campus histórico da Universidade, faz parte da agenda de atividades da disciplina de História.

Por meio de documentários próprios o jornalista, consultor e palestranteDiego Nascimento abordou fatos que serviram de inspiração para eventos do cotidiano mundial. De acordo com a Professora Marina Ferreira Ribeiro, docente titular da disciplina, o passado, o presente e o futuro se entrelaçam: “A história é capaz de moldar corações e mentes.” Lavras, 24/06/2015


Laveli Fiat recebe treinamento In Company

A equipe de colaboradores da Laveli Fiat recebeu, no último dia 22 de julho, a palestra Crie Oportunidades, ministrada pelo jornalista e consultor Diego Nascimento. O evento aconteceu na sala de treinamentos da concessionária e contou com a participação de todos os setores.

A palestra abordou temas ligados ao atual cenário econômico do país e os impactos sobre o mercado automotivo. A contribuição individual e os resultados do trabalho em equipe em prol das oportunidades também fizeram parte da reflexão.
De acordo com Keyla Santiago, do setor administrativo da Laveli Fiat, treinamentos são fundamentais para o crescimento do grupo: “O diálogo e a troca de experiências permitem a busca por respostas aos desafios do cotidiano”. Lavras, Minas Gerais – 22/07/2015

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