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Comunicação via e-mail

Por Diego Nascimento

Diariamente acesso meu correio eletrônico, ou melhor, o e-mail. Minhas contas reúnem mensagens enviadas pela empresa, amigos e  familiares . A INCLUSÃO DIGITAL permite que o diálogo seja instantâneo, oferecendo um novo significado para a palavra DISTÂNCIA.  Embora o e-mail seja utilizado também para o entretenimento, de que forma você está GERENCIANDO essa ferramenta em seu ambiente de trabalho?

O correio eletrônico, quando utilizado de maneira correta, tem otimizado a comunicação entre empresas e seus setores, além de oferecer um custo/benefício muito valioso. Em meu histórico profissional tenho registrado a passagem por alguns cargos, que, em sua totalidade, exigiram  e exigem o e-mail como companheiro diário. Após algumas pesquisas e observações feitas, decidi listar algumas dicas que podemAPERFEIÇOAR seu desempenho como usuário da comunicação digital. São elas:

  • Crie um endereço de e-mail de fácil memorização e que ao mesmo tempo valorize sua empresa;
  • Faça uma leitura diária de sua Caixa de Entrada;
  • Ofereça respostas de qualidade (cuidado com as regras ortográficas);
  • Textos longos não são ideais para leitura em tela (corpo do texto). Se for necessário, prepare documentos e faça anexos;
  • Ao concluir o texto de uma mensagem, registre as formas de contato (e-mail, telefone, etc…);
  • Combine letras maiúsculas e minúsculas ao digitar uma mensagem. Palavras em maiúsculo simbolizam o grito na comunicação digital;
  • Leia! Esse simples ato de conferir seu texto pode resgatar um cliente.

O MARKETING PESSOAL abrange temas que ultrapassam as barreiras da aparência e da oratória. A comunicação digital é uma importante peça nesse time. Trabalhe, FAZENDO A DIFERENÇA!

Pense: INCLUSÃO DIGITAL. GERENCIANDO. MARKETING PESSOAL.


Reuniões da empresa

Por Diego Nascimento

Quando iniciei minha vida profissional, tive o privilégio de atuar como estagiário. Foi um período de desafios, que, no tempo certo, resultou em APRENDIZADO. Foi nessa mesma época que fiz minha estréia em reuniões da empresa, com temas focados no COTIDIANO INSTITUCIONAL.  De acordo com o dicionário Michaelis, essa palavra representa o “Conjunto de pessoas que se agrupam para algum fim”.

Frequentemente tenho OBSERVADO a postura das pessoas em reuniões da empresa, independente do setor. É comum o silêncio (ausência de idéias) ou a distração ser parte desse cenário, onde o ARGUMENTO e o FOCO devem ser os personagens principais.

Foi pensando nesse assunto que decidi registrar algumas dicas:

  • Analise a pauta da reunião com antecedência;
  • Seja pontual;
  • Na folha de rascunho, escreva sugestões que podem ser alvo de análise;
  • Fale, mas seja discreto (a). Participe com ênfase e tente CONTRIBUIR com opiniões concretas;
  • RESPEITE! Todos os colegas têm o direito de participar (evite conversas paralelas ou irônicas).

Tradicionalmente as reuniões são feitas em períodos pré-determinados ou em situações de emergência. Seja qual for o momento, deixe sua MARCA de contribuição. Segundo o Professor Reinaldo Polito, “suas chances de ser bem-sucedido nas reuniões serão ampliadas se ao expor uma proposta ou um projeto levar em conta as características e os anseios dos outros participantes“.

 Repito: a comunicação em grupo, praticada da forma correta, pode até mesmo salvar a sua empresa. Trabalhe, FAZENDO A DIFERENÇA!

Pense: APRENDIZADO. FOCO. RESPEITE.  COTIDIANO INSTITUCIONAL.


Feedback

Por Diego Nascimento

A COMUNICAÇÃO é um ingrediente que precisa ser trabalhado de maneira cautelosa, principalmente na relação empresa/cliente. O assunto é extenso, porém, o artigo dessa semana terá como foco o FEEDBACK. De acordo com o dicionário Michaelis, essa palavra de origem inglesa significa “retroinformação: comentários e informações sobre algo que já foi feito com o objetivo de avaliação”.

Esse ato faz parte do cotidiano de líderes de equipe (ou deveria ser), mas é fundamental que todo o time participe do processo. Os colegas de trabalho direta ou indiretamente necessitam receber ORIENTAÇÃO sobre a conduta profissional. A prática do feedbackexige SABEDORIA, pois, a forma de expressar as palavras podem CONTRIBUIR com o desenvolvimento do funcionário ou até mesmo criar um TRAUMA no relacionamento do grupo.

Seja qual for sua área de atuação, pratique o feedback. Se você tem OBSERVADO que o atendimento realizado por esse ou aquele funcionário necessita ser moldado, CONVERSE. Alberto Pirró Ruggiero descreve em seu blog que “a qualidade de qualquer relação depende da qualidade e quantidade de feedback que cada pessoa recebe. Relações pobres e sem diálogos são consequência de feedbacks pobres. Relações cheias de críticas, mal entendidos são consequência de feedbacks ofensivos. Relações ricas, que fluem, são consequência de feedbacks positivos“.

A comunicação em grupo, praticada da forma correta, pode até mesmo salvar a sua empresa. Trabalhe, FAZENDO A DIFERENÇA!

Pense: ORIENTAÇÃO. SABEDORIA. CONTRIBUIR.  CONVERSE.


Pontualidade

Por Diego Nascimento*

O TEMPO é considerado um item precioso diante das demandas em nosso cotidiano. Portanto, VALORIZE a PONTUALIDADE. Essa atitude vai além de cumprir horários em seus compromissos (principalmente no emprego). Ao chegar em seu local de trabalho, ORGANIZE as atividades do dia, seja por meio de agenda ou bloco de anotações e concentre esforços para o CUMPRIMENTO do roteiro.  Contribua com o bem-estar da empresa, INCENTIVE a equipe mas esteja atento (a) com seuCOMPORTAMENTO. De acordo com o Professor e Consultor Wagner Siqueira, a atitude individual pode refletir na PONTUALIDADE do grupo: “O funcionário chega no horário, mas se envolve em diversas atividades que nada têm a ver com as suas funções. Distrai-se no cafezinho, num bate-papo interminável, visita os colegas em outros departamentos, dá uma voltinha pelo centro de convivência e, assim, simplesmente esquece de iniciar as suas tarefas. É uma forma dissimulada de atraso. É um presente-ausente”. A PONTUALIDADE pode garantir o seu futuro!

Pense: VALORIZE. ORGANIZE. COMPORTAMENTO. PONTUALIDADE.


Brainstorming

Por Diego Nascimento*

A palavra IDÉIA foi e é capaz de revolucionar a vida das pessoas. Os motores utilizados em variados meios de transporte, microondas, computador, refrigeradores e outras séries de equipamentos aparentemente simples, nasceram de uma IDÉIA desenvolvida. Esse mesmo TESOURO pode ser aplicado em seu ambiente de trabalho, através de uma técnica chamada BRAINSTORMING “Tempestade Cerebral”. Segundo a história, essa atividade foi criada pelo publicitário norte-americo Alex Osborn e consiste basicamente na reunião de um grupo de trabalho, de diferentes setores, oferecendo IDÉIAS para um determinado projeto.  Há regras que abrangem essa atividade. Citarei algumas:

– Esqueça a timidez e ofereça sua OPINIÃO. Libere suas idéias!

– Use a CRIATIVIDADE;

– RESPEITE o colega. Críticas podem comprometer o processo de comunicação entre o grupo. Evite!

– ESTABELEÇA um líder (moderador) da reunião e um secretário para registrar todas as discussões.

– Analise e TENTE! Os grande projetos são frutos de TENTATIVAS!

A técnica de Brainstorming é abrangente e pode ser estudada por meio de literaturas específicas e cursos. Se a situação em seu setor exige um planejamento emergencial, convoque sua equipe (estabeleça um limite de participantes de até 10 ou 12 pessoas), explique as bases da atividade e esteja pronto para OUVIR! Em qualquer atividade em equipe, é fundamental a atuação do líder, conforme diz o palestrante Merchi Daychoum em um de seus artigos: “É imprescindível que os líderes atuem como agentes promovedores ou facilitadores do estabelecimento de objetivos que permitam o desenvolvimento e representem um constante desafio às pessoas, da compatibilização dos objetivos, do trabalho em equipe com delegação, do processo de avaliação permanente com reconhecimento do trabalho[…]”.  A comunicação em grupo, praticada da forma correta, pode até mesmo salvar a sua empresa. Trabalhe, FAZENDO A DIFERENÇA!

Pense: IDÉIA.  TESOURO.  TENTATIVA.  DIFERENÇA.


Comunicação e vendas: investimento estratégico

Por Diego Nascimento

O Brasil é caracterizado por ser um país repleto de micro e pequenas empresas. Empreendedores de todas as idades contribuem com o desenvolvimento de nossa pátria através da prestação de serviços, mas, em alguns casos, não conhecem as formas de divulgar esse cenário. Nesse tópico a COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA faz a diferença. Os esforços necessitam ser constantes, mas realizados de forma elaborada, sempre com o auxílio de consultores ou empresas especializadas na área.  Quando o assunto é INVESTIMENTO em publicidade, é fundamental agir calmamente. O primeiro passo é conhecer o PRODUTO e, em seguida, registrar os potenciais meios de comunicação para que a MENSAGEM chegue ao destinatário (CLIENTE/CONSUMIDOR). Mas o processo não termina por aqui. É necessário ACOMPANHAR o desenvolvimento da campanha e os resultados, para que, se necessário, ocorra o aperfeiçoamento da ESTRATÉGIA. Lembre que o ATENDIMENTO também é um fator de destaque nesse “pacote”. Os funcionários envolvidos em processos de venda e pós-venda precisam compreender que após o plantio da semente, vem a colheita. De acordo com Sandro Magaldi, Diretor Comercial da HSM Brasil e Professor da ESPM, “A prioridade número 1 de todo líder comercial deveria ser o de construir uma equipe em alta performance. Não podemos nunca perder o foco desse propósito por mais que nossas demandas diárias nos levem a outros caminhos”.

Pense: INVESTIMENTO.  MENSAGEM.  ESTRATÉGIA.  ATENDIMENTO.


Roupas e o mundo empresarial

Por Diego Nascimento

Certa vez o compositor Noel Rosa, em uma de suas canções, perguntou: “Com que roupa, eu vou? Pro samba que você me convidou.” É provável que essa pergunta também seja realidade em sua vida. No mundo do empresarial, o limite e o equilíbrio no uso de determinadas roupas deve ser criterioso.

Talvez seu guarda-roupas esteja atualizado com as tendências da moda, porém, esta ou aquelavestimenta não seja ideal para as atividades em seu ambiente de trabalho. Muitas empresas preparam uniformes para seus funcionários, outras decidem pela não-padronização das roupas, e são nessas situações que você pode FAZER A DIFERENÇA!

Veja algumas dicas:

  1. Use a prudência. Há limites para nossas atitudes;
  2. Faça do Bom Senso seu companheiro diário;
  3. Camisetas comemorativas, regata, mini blusas e outras peças têm hora certa para seu uso, o que não inclui o ambiente de trabalho;
  4. Pergunte! Em caso de dúvidas na hora de vestir fale com alguém que atue na área.

De acordo com a Professora Lucimar Rodrigues, em artigo publicado em maio/2010, Para compreender a relevância do guarda-roupa na vida de um profissional bem-sucedido, é preciso rever conceitos e estar disposto a deixar de lado clichês estéticos”. O Marketing Pessoal é um pacote que inclui itens que vão da fala à vestimenta. Invista em sua carreira! Trabalhe fazendo a diferença!

Até o próximo artigo.

Pense: Prudência. Bom senso. Limite. Diferença.


Tomada de decisão

Por Diego Nascimento

Diariamente o termo “tomada de decisão” chega perto de você, seja na escolha de um novo automóvel, compras em supermercado e, principalmente, no universo do trabalho. Independente do cargo, a tomada decisão é uma forma de agregar créditos ou não ao seu currículo profissional. Entre os ingredientes fundamentais para esse processo, quero enfatizar dois itens: pesquisa e análise. Abusca por informações de forma abrangente e constante influenciará na ANÁLISE que, ao final, oferecerá a decisão mais cabível para determinado cenário.

As bibliotecas impressas e digitais estão repletas de cases que ilustram decisões históricas nos quatro cantos do globo. O trabalho em equipe vai além do ato de delegar funções; a tomada de decisões também faz parte do pacote. O consultor Ernest Berg, em um de seus artigos, diz: Para que sua decisão tenha  ainda maior grau de acerto, muitas vezes é conveniente  perguntar  a pessoas não envolvidas no problema mas que conhecem o assunto (por exemplo o chefe, companheiros de  trabalho, amigos) o  que eles  acham da decisão. Quando  há muito em jogo e o  problema é sério, consulte  especialistas sobre o assunto, tais  como um advogado, contador, consultor, profissional do ramo etc.

Com base nessa descrição, sugiro que suas escolhas sejam pautadas em sua saúde profissional. Uma simples resposta, teoricamente correta, pode influenciar o futuro de muitas pessoas.

Invista em sua carreira! Trabalhe fazendo a diferença!

Até o próximo artigo.

Pense: Pesquisa. Análise. Consulta. Envolvimento.


A observação

Por Diego Nascimento

Ao iniciar minha carreira profissional, precisei OBSERVAR o cotidiano da equipe de trabalho para, de forma gradativa, PARTICIPAR das atividades estratégicas e operacionais. Com o passar do tempo, constatei de forma prática que existe um TEMPO para que tudo aconteça, principalmente a construção da maturidade em ações individuais e em grupo.

A partir desse cenário, decidi colecionar anotações que resultaram em cinco tópicos entitulados Regras básicas: você e a equipe. Conheça

Um funcionários precisa:

  • Conhecer o estatuto/missão/visão da empresa, seu histórico e feitos;
  • Oferecer sugestões para melhorias nas atividades do setor;
  • Valorizar o ambiente de trabalho;
  • Ingressar no time “Vencedores de obstáculos”;
  • Exercer sua função tendo como foco duas características: credibilidade e confiabilidade.

Em meus artigos tenho tratado periodicamente pontos básicos de RELACIONAMENTO profissional, que, por vários motivos, são apenas teoria na agenda de muitas pessoas. Sua conectividade com o cliente interno/externo contribui diretamente para o resultado de seus empreendimentos. Certa vez o palestrante Jim Mathis disse: “Nunca subestime o poder de uma atitude positiva em qualquer situação ou conversa“. Invista em sua carreira! Trabalhe fazendo a diferença!

Até o próximo artigo.

Pense: Educação. Sugestões. Credibilidade. Confiabilidade.


Deveres de um profissional

Por Diego Nascimento

A conversa de hoje é rápida, porém, objetiva: se alguém resolvesse listar os deveres diários de um profissional, quais seriam? É pensando nesse tópico que decidi sugerir algumas ações. São elas:

  • Cada cliente, independente da situação, necessita receber um atendimento eficaz e imediato;
  • Respeitar os colegas;
  • Vestir a camisa” da empresa, dentro e fora do ambiente de trabalho;
  • Durante os períodos de “ócio”, buscar alternativas criativas para o desenvolvimento do trabalho em equipe;
  • Jamais julgar o colega;
  • Respeitar a hierarquia da instituição;
  • Ler. Estar sintonizado com os fatos do cotidiano proporciona raciocínio crítico e objetivo;
  • Comunicar! O isolamento quebra o espírito de equipe, com consequências sérias.

Sua história profissional envolve atitudes. Embora a lista registre sugestões consideradas básicas e simples, esses itens podem parecer apenas teoria para muitas pessoas. De acordo com  a colunista Sonia Jordão “Agir eticamente sempre foi e será uma decisão pessoal”.  Portanto, invista em sua carreira! Trabalhe fazendo a diferença!

Até o próximo artigo.

Pense: Ação. Equipe. Desenvolvimento. Respeito.


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