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Seu nome, sua marca

Por Diego Nascimento

No artigo de hoje quero propor um exercício: o que vem à mente das pessoas quando seu nome é citado? Será que você é lembrado como aquele PROFISSIONAL exemplar, sempre pronto para sugerir e somar pontos com a equipe, ou, seu nome é reflexo de mau humor e falta de compromisso? Saiba que no MUNDO CORPORATIVO essas características são observadas com muito critério e podem definir seu futuro na empresa ou, até mesmo, abrir outras OPORTUNIDADES. Seu nome é sua MARCA e merece todo ZELO. A divulgação acontece através das ATITUDES, do EXEMPLO. Mesmo que seu nome não seja um verbete em enciclopédias ou revistas, entenda que em sua rede de relacionamentos alguém observa você. Que tal influenciar as pessoas positivamente? Em sua empresa você faz a DIFERENÇA ou é “mais um” em seu departamento? Para fazer história em sua jornada profissional, não é preciso necessariamente ser idealizador de um grande projeto ou revolucionar uma estratégia de vendas: a pontualidade, o bom senso e a simpatia são alguns dos ingredientes. Em um dos seus artigos, o empresário Abílio Diniz fala “Eu quero ser hoje, melhor do que fui ontem e amanhã vou querer ser melhor do que sou hoje”. Invista em sua carreira e faça a diferença!

Reflita: Mundo Corporativo. Marca. Exemplo. 


Comunique e semeie

Por Diego Nascimento

Esse final de semana fomos surpreendidos pelo fenômeno “Super Lua”. De acordo com os pesquisadores, visto da terra, o astro teve um aumento em seu tamanho e luminosidade; resultado de uma aproximação com o planeta, o que ocorre a cada 18 anos. Agora, tente analisar esse exemplo com uma ótica profissional: com o passar do tempo, você tem realizado investimentos em sua carreira, permitindo que haja uma EXPANSÃO das oportunidades e uma maior luminosidade nas características POSITIVAS produzidas em seu cotidiano? Não se trata de soberba, mas de atuar como um AGENTE TRANSFORMADOR, capaz de contagiar o ambiente com MOTIVAÇÃO e INTEGRIDADE. Se descobriu uma forma de facilitar algum processo em sua equipe, COMUNIQUE. Se o seu local de trabalho necessita de inovações, SEMEIE as mudanças, tendo como base o diálogo empresarial, respeitando a hierarquia de sua empresa. Na canção Terra Boa, composta pela dupla Alma & Lua, há um verso que diz:“Eu quero ser, terra boa pra semente germinar, dar bons frutos e levar as boas novas… por caminhos que tiver que passar, vou deixar, um rastro de luz”.  Você tem sido semeador ou ceifeiro de oportunidades em seu ambiente de trabalho? Pense nisso.

Reflita: Agente Transformador. Expansão. Comunique. Semeie.


O tom de voz e a vida profissional

Por Diego Nascimento

A voz é um item essencial quando o assunto é ATENDIMENTO (pessoal ou telefônico).  Durante minhas observações por diversas empresas no Brasil e no exterior, percebi o quanto o TOM DE VOZ pode contribuir com a tomada de decisão dos clientes durante a aquisição de um produto e/ou prestação de serviços. O volume da voz pode ser ESTABELECIDO de acordo com o local em que você trabalha, principalmente se envolver conversas telefônicas. O som emitido por suas cordas vocais pode somar PONTOS POSITIVOS para sua empresa ou criar barreiras com o público. Quer um exemplo? Imagine que você está em uma loja, conversando com um cliente em potencial. Fale pausadamente, com um tom de voz que facilite a compreensão da outra pessoa, mas, que ao mesmo tempo, permita um diálogo DISCRETO. Confesso que não sou admirador de gritos ou de fala “arrastada”, seja qual for o local onde busco o atendimento. O Professor Reinaldo Polito, em um de seus artigos, oferece uma dica sobre como terminar um DIÁLOGO com ‘chave de ouro’: “Ao concluir o raciocínio, enquanto faz a pausa, continue a olhar para os ouvintes. Ao completar o pensamento, pronuncie as palavras com a inflexão de voz apropriada, para demonstrar que encerrou a informação.

Ofereça um atendimento exemplar: some informações consistentes à um tom de voz que transmita credibilidade.

 Reflita: Atendimento. Tom de Voz. Discreto. Diálogo.


Práticas no atendimento III: e-mail

Por Diego Nascimento

O e-mail é uma ferramenta de comunicação fantástica, se utilizada da maneira correta. O artigo de hoje tem como foco uma ação simples: o RETORNO. Quantas pessoas já conversaram com você e, de alguma maneira, reclamaram a falta de resposta à um e-mail? Em alguns casos, essa ocorrência é muito comum também no mundo empresarial. A cada dia, a internet está mais presente na vida dos clientes. Assim, busque responder aos e-mails, levando em consideração o tempo, as regras básicas de ortografia, aliadas às informações CONSISTENTES e entre para o time dos ELOGIADOS. Talvez você não seja responsável direto pelo atendimento ao público, mas, certamente, recebe mensagens eletrônicas de outros setores ou da diretoria. Chegou o alerta sobre uma reunião? Confirme o recebimento. Houve dúvidas ao responder algum tópico? Pergunte, mas seja um praticante doFeedback. Imagine você no lugar da pessoa que aguarda uma resposta. Faça sua parte! Invista na comunicação.

 Reflita: Retorno. Elogiados. Consistentes


Práticas no atendimento II: a iniciativa

Por Diego Nascimento

Há alguns dias visitei um determinado estabelecimento e percebi, próximo às cadeiras da recepção, uma lata de refrigerante vazia. Permaneci naquele local por alguns minutos e fiquei surpreso com a atitude principalmente dos profissionais daquela empresa: ninguém recolheu a lata de refrigerante. Decidi eu mesmo cumprir essa “árdua” missão e depositar o objeto no lixo. Esse breve exemplo traz à tona a palavra INICIATIVA. Alguma vez você já pensou consigo: “Prefiro não fazer isso ou aquilo pois não é minha função” ? Concordo que a distribuição de atividades é importante no trabalho em equipe, porém,ações simples não precisam ser delegadas. Percebeu uma gaveta aberta? Feche. Há papeis fora da lixeira no escritório? ORGANIZE. O colega esqueceu a impressora ou qualquer outro equipamento ligado? Desligue. Os que praticam ações semelhantes às registradas nas questões anteriores são chamados de PRÓ-ATIVOS; contribuem nas estratégias de expansão da empresa e são “disputados” por outros setores. As práticas de atendimento não envolvem apenas os clientes externos, mas seus colegas de trabalho. Faça sua parte!

 Reflita: Iniciativa. Organize. Pró-ativos


Práticas no atendimento I

Por Diego Nascimento

Certa vez precisei de uma informação para concluir a compra de um produto eletrônico.  A vendedora cumpriu todos as regras de um bom atendimento; pensando bem, ela QUASE cumpriu. O motivo? Ao responder minha última pergunta sobre as garantias do equipamento, ela respondeu “Eu acho…”. Essa simples expressão é capaz de adiar OPORTUNIDADES e  comprometer VENDAS. Quando uma pessoa, mesmo que indiretamente, expressa o “Eu acho…”, pode demonstrar ao cliente que não possui informações CONSISTENTES do produto e/ou prestação de serviços da empresa em que trabalha. Ninguém melhor para atestar e defender  uma IDEIA do que o próprio profissional responsável pelo ATENDIMENTO. A partir de agora,  tente analisar sua forma de agir. Substitua o “Eu acho…” por “Um instante, por favor… confirmarei as informações” ou por outra fala que não ofereça a sensação de dúvida ou insegurança. Os pequenos detalhes fazem muita diferença! Invista em sua comunicação!

 Reflita: Oportunidades. Consistentes. Idéia. Atendimento.


Mude

Por Diego Nascimento

É tradicional que na véspera do Ano Novo, muitas pessoas façam uma lista de objetivos para os próximos 365 dias; alguns itens são cumpridos fielmente, outros são adiados para um período mais oportuno. O artigo de hoje é em prol de uma campanha individual, onde eu sugiro como tema a palavra MUDE. É exatamente o que está pensando! MUDANÇAS fazem parte do APERFEIÇOAMENTO profissional. Mude seu humor: deixe a irritação de lado e permita que os clientes e seus colegas de trabalho aproveitem seu sorriso e simpatia; Mude suas falas: abandone as reclamações e ofereça SOLUÇÕES; Mude sua visão: identifique OPORTUNIDADES ao invés de defeitos; Mude seu roteiro:invista em criatividade e mantenha o FOCO com seus colegas na empresa. Certa vez ouvi uma frase que dizia: “Sucesso é mais atitude do que aptidão”. Analise o que pode ser alvo de mudanças em seu cotidiano profissional e, que ao mesmo tempo, ofereça bons RESULTADOS para sua equipe e empresa. Mude!

 Reflita: Mudanças. Aperfeiçoamento. Oportunidades. Foco. 


Atenção ao cliente

Por Diego Nascimento

Já tive a oportunidade de conversar com muitas pessoas que reclamaram da falta de comprometimento de algumas empresas quando o assunto é ATENÇÃO ao cliente. O mais interessante é que os relatos não envolvem a qualidade ou disponibilidade de produtos; os depoimentos registram falhas no ATENDIMENTO. Vou exemplificar: “Certa vez um Sr. precisava adquirir uma peça para manutenção de seu veículo. Alguns amigos indicaram uma tradicional loja na cidade. Ao visitar o estabelecimento, o homem aguardou por muito tempo o auxílio de um vendedor para efetuar a compra, o que não aconteceu. Após longos minutos de espera, aquele Sr. desistiu da peça e foi embora chateado”. Quem ganhou pontos nesse processo? A concorrência! E você? O que tem feito por sua empresa? De acordo com o Professor Rafael Bianchi Silva, no livro Gestão de Pessoas, “Atitudes são afirmações avaliativas – favoráveis ou desfavoráveis – em relação a objetos, pessoas ou eventos. Elas refletem como um indivíduo se sente em relação a alguma coisa. Quando digo ‘gosto do meu trabalho’, estou expressando minha atitude para o trabalho”.

O CLIENTE é o alvo mais importante do seu cotidiano profissional, pois, a redução do time de consumidores pode contribuir com a extinção de seu EMPREGO. Portanto, semeie OPORTUNIDADES. As vendas resultam do trabalho em EQUIPE e de uma COMUNICAÇÃO sincera, rápida e completa! Pense nisso.

 Reflita: Atendimento. Atenção. Clientes. Emprego. 


Atendimento e qualidade

Por Diego Nascimento

Certa vez minha família comprou um telefone sem fio, para substituir um antigo aparelho na sala de estar. Logo no primeiro dia, surgiram reclamações sobre o mau DESEMPENHO do aparelho; foi necessária a troca do  equipamento na mesma semana. Embora esse breve relato seja um evento considerado normal no mundo dos eletrônicos, o CONCEITO formado por meus familiares a respeito da EFICÁCIA do aparelho não foi dos melhores. No dicionário Houaiss, um dos significados da palavra QUALIDADE é traduzido como “característica superior ou atributo distintivo positivo que faz alguém ou algo sobressair em relação a outros; virtude“. O mais interessante é que esse ITEM não é privilégio apenas de produtos. VOCÊ é observado por CLIENTES a todo instante, independente da empresa em que trabalha. Sua conduta no ambiente organizacional é capaz de transmitir CONFIANÇAou DÚVIDA em uma pessoa que busca, por exemplo, receber um atendimento telefônico marcado por informações completas e consistentes. Permita que a QUALIDADE seja uma característica obrigatória em sua PROFISSÃO.

Plante OPORTUNIDADES!

 Reflita: Qualidade. Confiança. Oportunidades. Conceito. 


Reclamações na empresa

Por Diego Nascimento

Você já teve a chance de conhecer uma pessoa que passa mais tempo reclamando da empresa ao invés de contribuir com as atividades da EQUIPE? Geralmente esse tipo de ATITUDE pode incentivar a desmotivação de outros colegas de trabalho e prejudicar a imagem INSTITUCIONAL. Em muitos casos, as reclamações divulgadas por esse ou aquele colega nem sempre são a REALIDADE. Uma das características de grandes EMPREENDEDORES é identificar OPORTUNIDADES e ficar longe do time dos reclamões.  O Professor Reinaldo Polito, em um de seus artigos, cita uma conclusão feita durante um debate entre profissionais de diferentes setores. Ele diz: “Quase sempre os profissionais são admitidos pela competência ou potencial de desenvolvimento, e são demitidos pelo comportamento. Fatores como pontualidade, respeito, comprometimento são decisivos para que os profissionais permaneçam na empresa, sejam demitidos, fiquem estagnados, sejam promovidos.”  Seja otimista! Tente visualizar SOLUÇÕES para os desafios do cotidiano empresarial. E você, faz parte de qual time?Pense nisso!

Reflita: Equipe. Atitude. Soluções.


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