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Práticas no atendimento II: a iniciativa

Por Diego Nascimento

Há alguns dias visitei um determinado estabelecimento e percebi, próximo às cadeiras da recepção, uma lata de refrigerante vazia. Permaneci naquele local por alguns minutos e fiquei surpreso com a atitude principalmente dos profissionais daquela empresa: ninguém recolheu a lata de refrigerante. Decidi eu mesmo cumprir essa “árdua” missão e depositar o objeto no lixo. Esse breve exemplo traz à tona a palavra INICIATIVA. Alguma vez você já pensou consigo: “Prefiro não fazer isso ou aquilo pois não é minha função” ? Concordo que a distribuição de atividades é importante no trabalho em equipe, porém,ações simples não precisam ser delegadas. Percebeu uma gaveta aberta? Feche. Há papeis fora da lixeira no escritório? ORGANIZE. O colega esqueceu a impressora ou qualquer outro equipamento ligado? Desligue. Os que praticam ações semelhantes às registradas nas questões anteriores são chamados de PRÓ-ATIVOS; contribuem nas estratégias de expansão da empresa e são “disputados” por outros setores. As práticas de atendimento não envolvem apenas os clientes externos, mas seus colegas de trabalho. Faça sua parte!

 Reflita: Iniciativa. Organize. Pró-ativos


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