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O tom de voz e a vida profissional

Por Diego Nascimento

A voz é um item essencial quando o assunto é ATENDIMENTO (pessoal ou telefônico).  Durante minhas observações por diversas empresas no Brasil e no exterior, percebi o quanto o TOM DE VOZ pode contribuir com a tomada de decisão dos clientes durante a aquisição de um produto e/ou prestação de serviços. O volume da voz pode ser ESTABELECIDO de acordo com o local em que você trabalha, principalmente se envolver conversas telefônicas. O som emitido por suas cordas vocais pode somar PONTOS POSITIVOS para sua empresa ou criar barreiras com o público. Quer um exemplo? Imagine que você está em uma loja, conversando com um cliente em potencial. Fale pausadamente, com um tom de voz que facilite a compreensão da outra pessoa, mas, que ao mesmo tempo, permita um diálogo DISCRETO. Confesso que não sou admirador de gritos ou de fala “arrastada”, seja qual for o local onde busco o atendimento. O Professor Reinaldo Polito, em um de seus artigos, oferece uma dica sobre como terminar um DIÁLOGO com ‘chave de ouro’: “Ao concluir o raciocínio, enquanto faz a pausa, continue a olhar para os ouvintes. Ao completar o pensamento, pronuncie as palavras com a inflexão de voz apropriada, para demonstrar que encerrou a informação.

Ofereça um atendimento exemplar: some informações consistentes à um tom de voz que transmita credibilidade.

 Reflita: Atendimento. Tom de Voz. Discreto. Diálogo.


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