:::: MENU ::::

Iniciativa privada ou concurso público?

Por Diego Nascimento

Com frequência sou abordado por pessoas que perguntam se, na vida profissional, o melhor é a iniciativa privada ou o concurso público. Minha resposta é sempre a mesma: faça uma análise apurada sobre as potencialidades a curto, médio e longo prazo. Para determinados cargos a iniciativa privada apresenta uma ampla vantagem; para outros a carreira pública exibe um quadro de benefícios mais atrativo. Cada caso é um caso.

O fato é que precisa haver um equilíbrio entre as escolhas. Todo projeto exige um planejamento. Além da qualificação a atitude também fala alto. Mas todo sinal de dúvida merece um aconselhamento. Seja você calouro ou veterano no mercado de trabalho saiba que sua pergunta pode gerar uma grande ideia. Antes de investir tempo e recursos em viagens, inscrições, distribuição de currículos, concursos e afins, sugiro que procure orientações a respeito de sua nova empreitada profissional.

Seja como funcionário privado ou público lembre que ambas as áreas exigem pontualidade, pró-atividade, visão de futuro, empreendedorismo, simpatia, regras e foco. Valores de vida e atitudes positivas precedem os resultados financeiros. Admiro quem trabalha com dedicação e, ao mesmo tempo, pessoas que decidem repaginar a carreira, quando necessário.

Uma das famosas leis de Newton diz que “Toda ação gera uma reação.” Portanto, busque prudência e sabedoria ao tomar decisões que possam impactar sua carreira. Converse com as pessoas certas e faça do conhecimento um aliado para suas escolhas.


So, what do you think ?