:::: MENU ::::

Evite deslizes

Por Diego Nascimento

O Facebook é um ambiente muito interessante. Digo isso não apenas por determinadas postagens que testemunho, mas pela forma como algumas pessoas passam longe das regras de escrita. A redação de uma simples frase, parágrafo ou texto mais amplo exige o respeito às noções básicas de gramática e ortografia. O mais surpreendente é que deslizes do tipo são praticados por um expressivo número de jovens e adultos (alguns até com titulação acadêmica).

Quero deixar claro que todas as pessoas reúnem limitações em determinadas áreas. Ao mesmo tempo concordo que a Língua Portuguesa, em especial, oferece um desafio maior em virtude das amplas regras de sintaxe e assim por diante. Por outro lado alguns pequenos desabafos, homenagens, agradecimentos ou quaisquer manifestações em redes sociais pedem um cuidado especial. O motivo é simples: é a sua imagem que está associada ao conteúdo. Se você é um profissional do mercado de trabalho o perigo é ainda maior: o aumento ou diminuição de credibilidade também podem estar associados à maneira como você escreve.

O aprendizado é diário e a acomodação é uma escolha. Na internet é fácil encontrar inúmeras dicas de Português (vídeos, áudios, exercícios…) e arrisco dizer que há muita gente por aí que prefere “perder tempo” deslizando a tela do celular em conteúdos que não levam a lugar algum. Se você conhece alguém que se enquadra nesse cenário “assustador” sugira treinamento, qualificação. Não tenha medo de dizer a verdade por algo bom. O crescimento pessoal e profissional envolve lapidação e bom senso.

Certa vez alguém me perguntou qual seria o melhor caminho para a aprendizagem. Minha resposta incluiu duas palavras: repetição e disciplina. Produzir pequenos textos em períodos regulares exercitará a mente para a argumentação, gramática, etc… Faço isso para minha língua materna e para outros idiomas que estudo. Mas essa estratégia não valerá de nada se não houver disciplina ou, indo direto ao ponto, criar o hábito de exercitar essa habilidade de escrita. Peça ajuda quando for preciso e não se acanhe; somos humanos e aprendemos dia após dia!


So, what do you think ?