:::: MENU ::::

De volta para o futuro

Por Diego Nascimento

Hoje fui procurar por um documento naquele envelope ou “caixinha de guardados” que todo mundo tem em casa e acabei fazendo uma viagem no tempo. Reencontrei com as primeiras reportagens escritas, artigos, cartilhas de orientação profissional, rótulos, materiais de divulgação … ufa! A lista é grande e vou poupar você dela (risos…).

Após algumas horas no passado viajei de volta para o futuro. Essa expressão ficou muito famosa no final dos anos 80 quando o Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd) e seu assistente Marty Mcfly (Michael J. Fox) estrelaram uma trilogia cinematográfica que deixaria Einstein vislumbrado. Bom: vamos falar sobre Hollywood em outro artigo e refletir sobre o Currículo Profissional.

Tenho o hábito de comparar nossa vida à uma casa: a base necessita estar muito bem preparada para que as paredes e o telhado tenham uma boa sustentação. Nossa jornada no mercado de trabalho segue a mesma linha. Tudo tem um início e chamaremos essa fase de fundação. Cursos, estágios outras formas de aprendizado são os componentes mais comuns nesse momento.  O primeiro emprego é semelhante ao tijolo. Desafios e vitórias serão muito comuns e, a partir daí, pode ter certeza que a “parede de oportunidades” está em fase de construção. O telhado simboliza a estabilidade. As pessoas encaram essa palavra de maneiras diferentes. Tenha liberdade para isso.

Seja qual for o momento em que esteja (na base, paredes ou telhado) tenha em mente que, embora haja o tempo certo para tudo, nada cai do céu. O primeiro passo é seu. Tenha o hábito de olhar para trás e avaliar como chegou até aqui.  E agora, de volta para o futuro, anote em um pedaço de papel o que precisa ser ajustado para a “construção de sua casa. ”

Está tudo em ordem? Parabéns! A obra está em andamento ou carece de reparos? Paciência! Peça ajuda se for necessário. Há sempre alguém pronto para ajudar.


So, what do you think ?