:::: MENU ::::

Data de abertura

Por Diego Nascimento

Era manhã de segunda-feira naquela grande cidade. Por semanas, veículos de comunicação divulgaram a data de abertura do empreendimento que traria produtos diversificados, um atendimento invejável e preços inigualáveis. Quem passava nas imediações daquele enorme prédio ficava perplexo com as gigantescas filas, sem contar quem havia visto o sol nascer ali mesmo para garantir os primeiros lugares. Na hora marcada as portas se abriram e os sentimentos se misturaram: satisfação de um lado, decepção de outro. Os sorrisos eram fruto de uma aparente vantagem nos preços, já os narizes torcidos vinham de uma percepção de que a longa espera não havia oferecido nada de diferente.

O relato acima não é uma mera coincidência, mas uma analogia prática do que acontece com nossas vidas. A cada virada de calendário marcamos uma “Data de Abertura” para mudanças (positivas) no emprego, estudo, relacionamento … e tudo se repete a cada 31 de dezembro. Há diversos fatores que influenciam o não cumprimento das metas estabelecidas, mas garanto que a falta de disciplina é o pilar principal. Nas palestras sobre Marketing Pessoal, deixo claro que a boa apresentação não se resume à um tipo de maquiagem ou etiqueta de roupa. O profissional do futuro sabe explorar determinação e pessoas assim tendem a voar alto independente das turbulências que o cotidiano ofereça.

Recentemente conversei com uma moça durante uma consultoria internacional. Ela estava aflita, desanimada e prestes a entregar os pontos. Além de recomendar um acompanhamento médico especializado, fiz uso dos meus conhecimentos de comunicação e relacionamento interpessoal para, de alguma forma, diagnosticar potenciais desafios no dia a dia da jovem. Rapidamente pude perceber que a desorganização estava diretamente conectada à falta de disciplina. Será que você já se enxergou nesse contexto ou, quem sabe, tem convivido com isso?

A mais importante empresa de todos os tempos é a nossa vida. Além de ser única, o seu nome é a estampa que divulga os investimentos que nela são feitos. Certa vez ouvi que “é errando que se aprende”, mas optar pelo incerto ou insistir no erro são escolhas amadoras e imaturas. O Rei Salomão, registrou em Provérbios 18: 9 que “O que é negligente na sua obra é também irmão do desperdiçador.”

Portanto, cuidado ao lançar as “Datas de abertura.”  Além de criar expectativas, lembre-se que tem gente te esperando!


So, what do you think ?