:::: MENU ::::

Construa, não destrua!

Por Diego Nascimento*

É comum empresas investirem alto na chamada equipe de ‘linha de frente’. É isso mesmo que você está pensando: atendentes, secretárias, telefonistas e vendedores fazem parte desse time. Por inúmeras vezes tive a chance de ser atendido por profissionais quehonram o cargo e vestem a camisa da empresa, mas nem sempre essas histórias tiveram um final feliz. Os demais estágios davenda do produto ou da prestação de serviços eram gerenciados por colaboradores despreparados ou mesmodesinteressados, que não faziam o menor esforço para o cumprimento dos prazos. Resultado em larga escala: insatisfação, queda na demanda e mais espaço para a concorrência. Precisamos entender que trabalho em equipe é, de fato, trabalho em equipe. Funcionários que atuam nos bastidores devem oferecer continuidade ao atendimento iniciado pela linha de frente. A conquista e a manutenção de um cliente envolve comprometimento e não é uma missão tão fácil. De nada adianta “jogar” a responsabilidade apenas para a equipe de atendimento. Sempre que falo desse tema recordo de um garotinho que pacientemente passou o dia todoconstruindo um belo castelo de areia. Após alguns minutos contemplando a sua criação, aquela criança foi surpreendida por um grupo de jovens que impiedosamente destruíram o palácio. Triste não é mesmo? É o que ocorre em determinados setores hoje em dia por meio da internet, do telefone ou diálogos face a face. Seja na linha de frente ou nos bastidores lembre que os esforços são conjuntos e somos peças importantes nesse complexo quebra-cabeças. Minha dica para essa semana é: construa, não destrua! 

 


So, what do you think ?