:::: MENU ::::

Cinco passos para abandonar o jeitinho brasileiro

Por Diego Nascimento

A cada dia que passa percebo como tem gente que ainda sofre com a falta de foco, disciplina e organização. Sempre ouço pessoas reclamando que precisamos melhorar em muita coisa e, de fato, é verdade. O famoso “jeitinho brasileiro” é uma expressão aparentemente inocente mas, no fundo, é perigosa e traiçoeira.

É no ritmo do “jeitinho” que muitos projetos ficam pela metade, que alguns equipamentos apresentam problemas após a revisão, que aquela porta não fecha em virtude de um parafuso fora do lugar, que uma matéria não é ensinada da maneira como deveria ser feita… enfim, a lista é enorme. Pensando nisso sugiro cinco passos importantes paraabandonarmos o jeitinho brasileiro:

  • Mantenha o foco: jamais deixe para amanhã o que pode ser feito hoje (de preferência agora);
  • Começou, termine: nunca deixe nada pela metade. Estabeleça início, meio e fim;
  • Seja prático: conheço pessoas que preferem justificar situações com base em teorias sem fim. Assuma o erro e busque não tropeçar mais;
  • Valorize sua carreira: paute apenas pela verdade e invista na qualificação profissional. As chances de estudo estão cada vez mais próximas do cidadão. Sempre temos algo a aprender;
  • Leia muito: a leitura permite um treinamento para a escrita correta, argumentos vastos e vocabulário extenso.

Nossa cultura é muito rica e precisamos valorizar isso. No entanto, alguns mitos precisam ser abandonados. Tente ao máximo evitar a frase “Está bom, deixe assim mesmo” ou “Fique tranquilo que damos um jeitinho”. Se não dermos o primeiro passo, dificilmente veremos o desenvolvimento. O mercado de trabalho anseia por profissionais do futuro. Espalhe essa ideia. 

Quer compartilhar experiências? Esteja a vontade. Estou pronto para ouvir!


So, what do you think ?