:::: MENU ::::

As sete técnicas da conquista

Por Diego Nascimento

Acho que muita gente abriu esse artigo esperando dicas de paquera. Sinto muito, mas não falarei a respeito de romance. A conquista da qual falo está ligada ao mundo das vendas. Qual o segredo para eu vender mais? A resposta é mais complexa do que se imagina. Caminhe comigo nessa leitura e entenderá.

Preciso confessar que sou fã de supermercados. O simples fato de andar pelas gôndolas, mesmo que eu não compre nada, costuma ser mais refrescante do que banho de piscina em dia de sol quente. É um dos maiores aprendizados para quem vende produtos ou prestação de serviço. É nesse cenário que aconteceu uma das mais trágicas situações da minha vida como consumidor (que drama hein?? Rs…). Fui comprar um simples refrigerante e a fome sugeriu que eu ampliasse a lista. Eu não tinha muito domínio da estrutura da loja e perguntei à uma funcionária onde ficava “o produto tal”. Sem olhar em minha direção ela disse: “acho que do outro lado. ” Estranhei a reação mas segui dica. Para variar era alarme falso. Gastei um tempo precioso para descobrir que lá não tinha o “tal produto. ” Para completar a jornada cheguei ao caixa e me deparei com uma cena esquisita: a funcionária não percebeu minha chegada pois estava muito ocupada contando para uma colega onde havia ido no final de semana (lembro até o nome da balada rs…) … Acho que sou paciente até demais: “avancei” até a esteira, fiz com que minha presença fosse notada, embalei o refrigerante e fui embora para nunca mais voltar. O pior é que isso se repetiu antes, na mesma rede de supermercados.

Cenas assim são mais comuns do que se imagina. Podem ocorrer na farmácia, no salão de beleza, na pastelaria, na loja de móveis, na concessionária de veículos e assim por diante. O segredo da conquista está conectado na tão famosa manutenção do cliente. Atender bem não é virtude, é obrigação. Oferecer o efeito de ‘continuidade’ é o grande trunfo do vendedor. Imagine que você represente uma empresa de maquiagens. Certamente quer que aquele batom produza, no futuro, pedidos maiores abrangendo cremes, perfumes …. Concordo que a qualidade do produto ou serviço contribua e muito para uma nova aquisição, porém, a atitude de venda antes, durante e depois fala alto. Pensando nisso sugiro:

  • Observe e avalie seu potencial cliente. Traçar o perfil ajudará na abordagem;
  • Cumpra o horário. Em um mundo onde tudo é urgente saiba que o tempo é precioso;
  • Fale a verdade, acima de tudo. Confiança é difícil de ganhar e fácil de perder;
  • Tenha limites: evite contatos quando seu cliente está no trabalho, a menos que tenha autorização e ferramentas para isso (SMS,
  • Seja discreto: conduza o diálogo para captar quais oportunidades futuras podem surgir (novas vendas);
  • Pró-atividade: jamais espere o cliente manifestar necessidade de compra. Mantenha um diálogo sincero e atento à próxima demanda;
  • Tenha mansidão: nunca tente ganhar no grito. Grandes negociações são marcadas pela serenidade.

Encerro dizendo que o segredo da conquista está associado à boa conduta. O livro bíblico de Provérbios, capítulo 22, verso 1 diz: “A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro. ”

Boas vendas!


So, what do you think ?