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Aprendendo a ouvir

Por Diego Nascimento

O atendimento ao público é a atividade básica em praticamente todas as profissões. Participo dessa jornada diariamente, inclusive fora do escritório. Porque? O saber ouvir tem início dentro de nossa casa, durante as compras ou mesmo quando estamos em momentos de lazer em um clube. É comum encontrarmos pessoas que, ao buscarem o atendimento, exigem o funcionário A ou B, devido à capacidade de ouvir, compreender e sugerir.

Durante o meu curso de graduação, recebi a tarefa de reestruturar o modelo de atendimento em minha empresa (setor). O primeiro passo foi a criação de uma cartilha especializada, seguido de um treinamento individual e em grupo, mas eu sabia que os resultados surgiriam com o tempo, e a perseverança foi o ingrediente fundamental. O cliente, ao iniciar um diálogo digital, via telefone, carta ou mesmo pessoalmente, espera compreensão e solução; até mesmo aqueles que decidem fazer uma pergunta durante um período de irritação. Se você é capaz de lidar com ambos os tipos de pessoa,parabéns! O saber ouvir é uma característica marcante em seu currículo.

Durante uma palestra ministrada em 2009, o empresário Abílio Diniz, fundador do Grupo Pão de Açúcar, disse: “Quando você ouve, você cresce. Quando você ouve, você está colocando mais conhecimento dentro de você“. O saber ouvir envolve, também, aquela dica ou sugestão que seu colega de trabalho oferece de maneira construtiva, e precisamos ter maturidade para entender… mas isso é assunto para um outro texto!  

Aceita um desafio? Faça história! Invista em sua carreira!

Até o próximo artigo.

Pense: Atendimento. Destaque. Resultado. Capacidade.


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