:::: MENU ::::

Ambição profissional

Por Diego Nascimento

Você é o tipo de pessoa que sente uma intensa necessidade de alcançar certo objetivo e, mesmo entre desafios e o cansaço físico, concentra esforços para completar a missão? Se sua resposta por SIM, parabéns: essa é uma das características da ambição profissional, que faz parte do cotidiano de cidadãos espalhados pelo mundo.

Mas antes de seguirmos com o artigo quero esclarecer que a ambição profissional sadia e positiva é aquela que acende a motivação em períodos de tempestade na empresa, que faz o nada virar tudo e que é acompanhada da ética, do bom senso, do respeito e da honestidade.  Decidi esclarecer esses itens, pois, com muita tristeza, já testemunhei pessoas que invertem os valores e transformam a ambição na busca pelo sucesso a qualquer custo,permitindo que a má fé e a soberba se aproximem quando, na verdade, deveriam estar bem longe.

A ambição profissional sadia (lembre dessa expressão) é responsável pelas transformações ao longo da história humana. Quer um exemplo? Se você está lendo essa mensagem agora, saiba que seu computador, aparelho telefônico, tablet e a internet são fruto da ambição de pessoas que, com esforço e dedicação, contribuíram e ainda somam com os avanços tecnológicos. É essa mesma ambição que tem liderado atitudes pró-ativas que fazem do Brasil um dos países mais empreendedores do planeta azul.

Precisamos ter uma visão mais abrangente sobre nossa carreira e a respeito do que ocorre em nossa volta. Leia. Estude. Comunique. Amplie seu networking. Aprenda um segundo idioma. Decida. As grandes ideias surgiram de pequenas sementes.

Cuidado: não confunda humildade e simplicidade com comodismo. Elas podem se relacionar muito bem com a ambição profissional. Invista em sua carreira!


So, what do you think ?