:::: MENU ::::

A resposta é sim!

Por Diego Nascimento

Em duas recentes viagens tive a chance perceber que, de fato, um sonho pode se tornar realidade. O testemunho inicial ocorreu em Seattle (EUA), onde visitei a primeira loja da Starbucks. Uma pequena ideia originada em 1971 fez que esse modesto empreendimento se tornasse uma empresa multinacional com a maior cadeia de cafeterias do planeta. Já a segunda experiência foi no interior de Minas Gerais, onde dialoguei com um homem que, após enfrentar o desemprego e literalmente dormir sob as estrelas, aprendeu a preparar saborosos sanduíches e, nas próximas semanas, inaugurará a quarta lanchonete de sua rede, gerando emprego e mudando a vida de muita gente.

Os dois relatos têm algo em comum? A resposta é sim! Se você respondeu por meio da palavra iniciativa, parabéns! Embora exista um intervalo de três décadas entre a fundação da cafeteria e da lanchonete, a visão empreendedora foi essencial para que a coragem e a tentativa fossem determinantes nessas duas histórias. Uma frase diz que toda árvore vem de uma pequena semente, que precisa ser irrigada e cuidadosamente adubada para ter raízes fortes. Seja qual for o vento ela permanecerá firme.

Muitas pessoas têm o costume de produzir uma lista de objetivos para o Ano Novo. Que tal acrescentar iniciativa, determinação e foco ao seu cotidiano profissional? Temos cuidado de nossa carreira a exemplo da semente que lemos no parágrafo anterior? Você não precisa necessariamente criar uma multinacional para colocar em prática esses ingredientes.  Tente revolucionar seu local de trabalho por meio de uma  boa ideia guardada no seu íntimo ou pelo cultivo do que chamo de cordialidade 24 horas, onde “vestimos a camisa” da empresa dentro e fora dela.

Talvez você leia esse texto na véspera do Ano Novo. Talvez você reflita sobre essas linhas algum tempo depois do réveillon. Não importa. A iniciativa está dentro das pessoas. Dê o primeiro passo!

Quer compartilhar ideias? Esteja a vontade. Estou pronto para ouvir!


So, what do you think ?