:::: MENU ::::

A mulher e o trabalho

Por Diego Nascimento

Para você que está lendo esse texto agora tenho que compartilhar uma interessante descoberta: após pesquisar a história de vida de grandes empreendedores dos últimos tempos percebi que, na maioria dos casos, as mulheres exerceram grande influência na tomada de decisões. Quer exemplos? Basta ir a fundo no cotidiano de Abraham Lincoln, Henry Ford … e tantos outros que fazem parte da galeria do desenvolvimento.

Já tive a chance de testemunhar algumas “piadinhas” sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho. Como gestor e observador digo que ganhamos muito com o famoso “sexto sentido” feminino em questões que vão desde a organização do ambiente corporativo às formas de condução do atendimento. Independente do cargo que ocupam, mesmo em tarefas do lar, é notável a dedicação delas. Concordo que há exceções, mas um percentual considerável tem representado bem o grupo.

Na última semana ministrei cinco palestras em diferentes segmentos. A faixa etária dos ouvintes variou de 15 a 60 anos. Confesso que os índices de participação e feedback por parte das mulheres superaram os dos homens (Vamos reagir meus nobres colegas, risos….). Quis compartilhar essa visão para mostrar que todas as pessoas podem contribuir com o ambiente corporativo.

Certa vez conversei com um empresário sobre o motivo de atuar em determinada área do comércio. Ele disse que havia sido inspirado pela avó: o sentimento de gratidão foi tão grande que a rede de estabelecimentos possui o nome dela. E sei que, em algum momento de sua vida, o mesmo aconteceu com você, certo?

Vivemos no contexto de parceria. Homens e mulheres têm suas habilidades individuais e de grupo. Ambos têm o seu valor e adjetivos. Tenho a chance de, pela segunda vez, gerenciar uma equipe onde 90% são mulheres. O que aparentemente é um desafio se traduz numa grande honra e aprendizado.

Encerro dizendo o seguinte: ao contrário do famoso ditado, não é atrás de todo grande homem que existe uma grande mulher, mas, na verdade, AO LADO.

Há espaço para todos. Pensemos nisso!


So, what do you think ?