:::: MENU ::::

A escrita e o mercado de trabalho

Por Diego Nascimento

A comunicação digital ganha mais espaço a cada dia. Os correios eletrônicos, tradicionalmente chamados de e-mails, são ferramentas necessárias nas empresas, seja para diálogo entre departamentos ou com seus clientes. Todo esse processo envolve um personagem muito importante: VOCÊ! Sua prática de leitura e habilidades com a REDAÇÃO pode ser responsável por um texto “suave”, que siga as regras gramaticais ou por um conjunto de palavras que podem denegrir a imagem da instituição em que trabalha, mesmo que indiretamente. O ATENDIMENTO ao cliente externo e interno é um assunto sério e que precisa ser ALVO DE INVESTIMENTOS. Esse conjunto de ações envolve sua comunicação com as pessoas, seja ela nas formas verbal ou textual. Ao redigir uma resposta via e-mail, ou até mesmo em um simples pedaço de papel, pense:

1) A mensagem está clara, de fácil compreensão?

2) As regras gramaticais (pontuação, acentuação, verbos…) estão corretas?

3) Sua imagem profissional/empresarial estará bem representada através de seu diálogo via e-mail?

Sua carreira é composta por uma série de características básicas no mercado de trabalho. Uma delas é aESCRITA. Se você tem realizado sua comunicação digital de maneira exemplar, PARABÉNS! Se ainda está em fase de treinamento, é hora de concentrar esforços. Quer uma dica inicial? Leitura! Busque artigos, bons livros e revistas para sua sintonia com as palavras e formas de argumentação. INVISTA seu tempo! Comece agora!

Reflita: Redação. Atendimento. Profissional. Investimento.


So, what do you think ?